Empresas de agronegócio apostam em certificação internacional para ampliar faturamento
São Paulo, novembro de 2018 – Cada vez mais, as empresas brasileiras de agronegócio estão investindo em certificações internacionais. Uma das mais procuradas é a GLOBALG.A.P., referência mundial para a área agrícola, em especial para o setor de frutas, legumes e verdura.
Luciano Grassi Tamiso, responsável pelo desenvolvimento de novos negócios da WQS do Brasil, que atua no setor de certificação, inspeção e treinamentos, explica que, nos últimos anos, surgiu um movimento interessante de empresas em busca desta certificação. “As solicitações para obter a certificação GLOBALG.A.P. cresceram basicamente por dois motivos: a) diferenciar-se no mercado interno e se posicionar como uma empresa que oferece mais qualidade e segurança do alimento para o comprador; ou b) querem iniciar ou ampliar as exportações”, acrescenta Tamiso.
O responsável pelo desenvolvimento de novos negócios da WQS acrescenta que, embora o mercado interno não exija a certificação, algumas empresas já definiram prazos para seus fornecedores se certificarem. “É o caso do Walmart Brasil, que está cobrando a certificação GLOBALG.A.P. de forma gradativa, desde o ano passado, para todos os seus produtores de verduras e legumes”, explica.
Plano de Expansão – A AlfaCitrus, uma das cinco maiores beneficiadoras de laranjas e tangerinas do Brasil, acaba de ser certificada no padrãoGLOBALG.A.P.. Emílio Favero, sócio e diretor comercial da empresa, destaca que esta certificação irá contribuir para o plano de expansão da AlfaCitrus em 2019. “No próximo ano, temos a intensão de diversificar a venda de laranjas e tangerinas, iniciando a exportação de frutas. A maior parte dos importadores exige a certificação GLOBALG.A.P. para comprar produtos do Brasil, uma vez que ela garante uma excelente qualidade das frutas e boas práticas de produção”, observa Favero.
O diretor da AlfaCitrus destaca que a certificação GLOBALG.A.P. reforça a preocupação da empresa em fornecer produtos seguros e saudáveis. “Com mais de 40 anos de tradição na produção e comercialização de laranjas e tangerinas, utilizamos sempre as melhores práticas, que unem tecnologia e trabalho manual, para garantir que os consumidores tenham acesso a ótimos produtos”.
Mais informações para a imprensa:
Ação Estratégica
Rodrigo Capella
Tel: (11) 99689.2717
E-mail: capella@acaoestrategica.com.br